Hora do Planeta inspira decoração sustentável

Neste sábado (28), pessoas que abraçam a causa do mundo sustentável vão apagar as luzes durante uma hora, a partir das oito da noite. Conhecida como a Hora do Planeta, o ato simbólico é promovido pela Rede WWF e tem o apoio de governos, empresas e da população. O conceito de sustentabilidade está atrelado às atividades humanas, que não comprometem o futuro das próximas gerações. São atos que priorizam os recursos naturais, com a finalidade de não agredir o meio ambiente.

Mas além de ações pontuais, podemos mudar alguns comportamentos que podem ter resultados importantes para a sustentabilidade. Repensar a decoração e o material que usamos nos ambientes que vivemos é uma boa opção. A designer de interiores, Andressa Perlingeiro, conta que é possível ter ambientes aconchegantes e ecologicamente corretos.

“Recursos de iluminação natural, móveis de madeiras de demolição e placas solares são elementos que ajudam a compor o conceito de decoração sustentável”, afirma a designer. São maneiras inteligentes, com beleza natural, mas que apresentam personalidade e sofisticação.

De acordo com a especialista no assunto, as madeiras provenientes de demolição surgem como uma forte tendência na arquitetura e decoração. “Elas podem ser utilizadas como painéis para televisão, mesa de jantar, jardim vertical, pergolados e escadas”, explica. Além de terem durabilidade, a mistura do rústico com o clássico dá um toque de requinte.

Andressa faz uma ressalva à iluminação natural, que proporciona diversos benefícios e dá uma estética clean. “A luz do sol que entra no ambiente deixa o espaço mais agradável, gerando bem-estar e conforto visual, além de ser elemento chave na economia de energia”.

Devido ao clima tropical, o Brasil possui altas temperaturas. Por conta disso, é importante salientar que os vidros utilizados nos cômodos devem ser temperados ou laminados, pois ajudam a filtrar os raios solares, amenizando o calor. Outra dica é o uso de painel solar, que alimenta lâmpadas, eletrodomésticos e equipamentos elétricos em geral. “O importante é viver bem e garantir a vida do nosso planeta”, finaliza Andressa. 

Andressa Perlingeiro

Andressa Perlingeiro

Apaixonada pela profissão e com vasta experiência em design de interiores, Andressa atua em projetos residenciais e comerciais, sempre atrelando sofisticação e conforto aos ambientes personalizados. Com o principal desafio de transformar sonhos em realidade, em 2014 criou a AB Designers em parceira com Bianca Borges.

Site Desenvolvido por Sigu Marketing Digital